Geografia de Ibertioga

Geografia de Ibertioga
latitude 21º25´47"S longitude 43º57´47"W área 354km² altitude 1032 m Fonte BIM IBGE 2000

Igreja Matriz de Ibertioga

Igreja Matriz de Ibertioga
Conta a tradição que os fundadores do município foram os irmãos Paulo e Pedro Nunes, que construíram, em 1711, uma capelinha em louvor a Santo Antônio de Pádua. Tal capela foi demolida por Joaquim Antônio Afonso, que, ajudado por outros fazendeiros, foi restaurada recentemente.

Igreja de Ibertioga

Igreja de Ibertioga

Casarão de Ibertioga

Casarão de Ibertioga

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

História de Ibertioga

Num clima de montanha, nas encostas da Mantiqueira, com pastagens naturais e terras férteis, o município, com 396 quilômetros quadrados de área, apoia sua vida econômica na agropecuária. Sede à quase mil metros de altitude, junto a Serra de Ibitipoca.

A prefeitura realiza, anualmente uma festa rara, o Festival de Carros de Boi. No meio de representações folclóricas e cantorias de viola, os visitantes e admiradores podem ver e sentir o gemer de um carro de boi.

Conta a tradição que os fundadores do município foram os irmãos Paulo e Pedro Nunes, que construíram, em 1711, uma capelinha em louvor a Santo Antônio de Pádua. Tal capela foi demolida por Joaquim Antônio Afonso, que, ajudado por outros fazendeiros, ergueu a capela-mor, que não chegou a ser acabada.

O povoado teve seu nome trocado diversas vezes: Ibertioga, Bertioga, Santo Antônio de Bertioga, Santo Antônio de Ibertioga e, finalmente, quando elevado à vila distrital, em 1938, é denominada Ibertioga. Em 1962, consegue sua emancipação política, elevando-se a município a partir de um abaixo-assinado de seu povo.

Atualmente é conhecida como "Capital do Carro de Boi" e realiza, anualmente, em julho, o Festival de Carros de Boi.


Fonte: Secretaria da Cultura em : 01/10/1999

Nenhum comentário: